ACRECID/BANCO DO POVO, em parceria com o Governo do Estado de Rondônia e outras instituiçôes, vem trabalhando o Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado, estimulando a inclusão produtiva da população empreendedora, principalmente os pequenos negócios. Em um Estado onde a economia é movimentada pela produção de grãos, pecuária, indústrias e comércios, os pequenos empreendedores formais e informais, também fazem parte deste contexto. São inúmeros segmentos que aos poucos e com muito trabalho conseguem se tornar bem sucedidos. Como instituição, estaremos sempre buscando novas parcerias para atendermos um número cada vez maior de pequenos empreendedores que estejam desenvolvendo alguma atividade para melhorar a renda de suas famílias.

 

“O MICROCRÉDITO”.
UM VIES IMPORTANTE NA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA NO ESTADO DE RONDÔNIA.

Um dos grandes desafios da economia atual consiste na superação dos altos índices de desemprego. Em países com baixo nível de renda, o mercado de trabalho não possui dinamismo para geração suficiente de empregos. Isso porque não apresenta ritmo necessário de forma a absorver o grande contingente de mão-de-obra, que abandona o campo, em busca de melhores oportunidades nos centros urbanos.

A globalização do sistema de produção e distribuição, as mudanças tecnológicas e a intensificação da competição têm desencadeado transformações profundas no mundo do trabalho isso tem levado a uma crescente precarização do mercado de trabalho formal, com o desaparecimento de um número expressivo dos postos de trabalho ( especialmente no setor industrial) e um aumento da proporção de ocupações instáveis e mal remuneradas. Neste cenário, o apoio a modelos alternativos de geração de ocupações, como o trabalho autônomo e os pequenos empreendimentos de base familiar ou associativa, vem se firmando como elemento central de estratégias destinadas a reverter à tendência à queda dos níveis de emprego e renda de parcelas significativas da população.

Neste contexto o microcrédíto produtivo e orientado é considerado internacionalmente como uma ferramenta importante de desenvolvimento econômico e social, na vida dos pequenos empreendedores rurais e urbanos. A eficácia está pautada nos resultados efetivamente obtidos com as ações, em termos de geração de trabalho e renda.

As experiências obtidas no Estado de Rondônia com o Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado espelham essa realidade, pois os resultados a cada ano, demonstram um maior numero de pequenos empreendedores que recorrem às linhas de créditos oferecidos pela ACRECID/BANCO DO POVO. Todavia, isto só está sendo possível, graças as parcerias firmadas entre as instituições públicas e privadas, especialmente com o Governo do Estado de Rondônia.

OBJETIVO

O objetivo principal é conceder créditos agéis, acessíveis e adequados para o fortalecimento e/ou criação de micros e pequenas empreendimentos, formais ou informais localizados e com endereço fixo no Estado de Rondônia.

MiSSÃO

Sua missão básica é executar uma politica de desenvolvimento, capaz de contribuir de forma decisiva para combater a exclusão social no estado de Rondônia.

VISÃO

Conceder créditos de forma ágil e simplificada aos micros empreendedores possibilitando a geração de emprego e renda.

O MICROCRÉDITO PRODUTIVO E ORIENTADO

O microcrédito operacionalizado pela ACRECID/BANCO DO POVO é uma modalidade de financiamento voltada aos micros e pequenos empreendimentos, e trata-se de uma eficiente ferramenta para inclusão econômica e social das populações empreendedoras, visto que, dada a sua metodologia tem uma grande capacidade de alcance as populações menos assistidas com crédito produtivo e orientado. O Programa atua de maneira ágil e sem burocracia, obedecendo aos seus critérios na concessão de créditos em grupo solidário ou individual.